sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tommy McCook & Bobby Ellis - Blazing Horns [1977]


















"Não gosto de reggae porque é sempre a mesma coisa." ou "Os instrumentais de reggae são fracos. Qualquer um toca."

Pra quem se irrita quando escuta alguém dizendo isso, esse disco é pra relaxar. Depois de escutar o que Tommy McCook, Bobby Ellis e o time que os acompanha tocam, nós, amantes do reggae, vamos reservar no máximo um leve riso de desdém para as pobres criaturas que pensam assim.

Quem conhece um pouco de música jamaicana já deve ter ouvido o nome do saxofonista Tommy McCook  ou pelo menos já o ouviu tocando e não sabe: ele foi um dos membros originais da lendária banda de ska The Skatalites. Apesar do reconhecimento como músico jamaicano, Tommy na verdade nasceu em Cuba, tendo ido aos 6 anos morar na Jamaica. Na ilha ele foi aluno da Alpha Boys School, uma escola de música para jovens orfãos e vítimas da pobreza de onde saíram nomes como Desmond Dekker, Don Drummond e Yellowman. Depois de sair da escola Tommy foi para Miami, onde teve contato com o jazz, principalmente com a música de John Coltrane. Esse contato foi fundamental, tendo influenciado muito as composições e os arranjos do músico. 

Bobby Ellis é um trompetista jamaicano que também foi aluno da Alpha Boys. Tocou com Peter Tosh, Burning Spear e fez parte do The Revolutionaires, banda em que Sly Dunbar desenvolveu um estilo de tocar bateria que influenciaria toda a música jamaicana.

A banda que acompanha os dois é formada pela lendária dupla Sly Dunbar & Robbie Shakespeare, na bateria e no baixo (duo que toca junto há 40 anos e, provavelmente, os músicos mais produtivos do mundo. Estima-se que eles tenham tocado ou produzido mais de 200.000 canções até hoje). Nas guitarras temos Clinton Fearon e Albert Griffiths, ambos do The Gladiators. Fecham essa seleção Ansel Collins no orgão e Bernard 'Touter' Harvey (Inner Circle) no piano.

O resultado dessa junção é o melhor disco de reggae instrumental que eu já tive a oportunidade de escutar. Som pra tirar do chão e fazer flutuar. Brisa de primeira.

 No mais, como diria o amigo Anselmo:

PMA

-

1 Blazing Horns (Pts 1&2)
2 Tears Of Love
3 Glorious Lion
4 Mine Eyes
5 Jamaican Place
6 Yellow Bird
7 Tommy's Mood
8 Ites Of Zion
9 Jah

3 comentários:

  1. Curti demais o reggae! Aprovado, deejay! =***

    ResponderExcluir
  2. Valeeeu, Is is. Vai aparecer mais reggae por aqui. Quero saber se você vai aprovar também. ;)

    ResponderExcluir
  3. Massa conhecer essa lombra do reggae... embora nunca tenha compactuado com o senso comum que a afimar, através da simplicidade do reggae comercial, "pobreza" sonora deste gênero, nunca tinha ouvido um som assim. Valeu por nos conceder essa preciosidade, hein!

    Abraços, meu caro!
    Juninho

    ResponderExcluir